Friday, August 18, 2006

Utilidades

Eu tenho sempre qualquer coisa a dizer, ou a inventar, então pus-me a pensar o que mais te faria falta neste blog. Pensei, pensei, pensei, pensei, bem, talvez não tenha pensado assim tanto mas pronto...e achei que não podias ir assim para uma nova cidade desconhecendo alguns aspectos extremamente importantes sobre a sua história, costumes e outros que tais. Então aqui vai a minha selecção de conhecimentos úteis:

>Liège é a capital da província de Liège e a terceira maior cidade da Bélgica (primeira da Valônia) com aproximadamente 185 000 habitantes (Liégeois) (600 000 na grande aglomeração). A superfície tem 6939 hectares e a altitude, de 58 a 238 metros.A cidade de Liège reagrupa as comunas de Angleur,Bressoux , Chênée , Glain ,Grivegnée, Jupille, Liège, Rocourt e Wandre. Essas comunas foram integradas em 1977 à cidade de Liège, quando foi posta em prática a política de fusão de comunas.A aglomeração de Liège (600.000 habitantes) reagrupa as comunas de Seraing, Saint-Nicolas, Ans, Herstal e Flémalle e estende-se ao longo das margens sinuosas do Meuse por aproximadamente 20 quilómetros.Liège situa-se na confluência do Meuse e do Ourthe, 25 quilómetros ao sul de Maastricht e a 40 quilómetros a oeste de Aachen, na Alemanha. (retirado da Wikipédia)

Deixo-te também algumas imagens da cidade, é óbvio que as poderás ver ao vivo, mas pareceu-me que ficavam bem aqui!


RockYou slideshow View Add Favorite

>Segundo o meu dicionário Francês - português, Liège quer dizer cortiça...ok, não sei bem no que isto te poderá ajudar, mas é sempre bom saber!!!

>Após afincada pesquisa por esse mundo cibernáutico constatei também que, nomeadamente na pesquisa de imagens com a palavra chave Liège, surgiam muitas imagens de espreguiçadeiras ou lá o que é isto (imagens abaixo). Não sei porquê este tipo de cadeiras têm o nome de Liège (a pesquisa não deu pra mais..), mas também achei que poderia ser útil saberes isto...posso avançar com algumas explicações para esta situação (1. foi um senhor chamado Liège que as inventou; 2. foram primeiro produzidas em Liége, tomando assim o nome da cidade; 3. o nome da cidade é que provem das cadeiras, talvez por esta ter a forma de uma espreguiçadeira, ou por os habitantes serem muito preguiçosos!!!) mas era simpático se procurasses a verdadeira explicação para me dizeres (se calhar até é trivial, eu é que sou ignorante no que toca a cadeiras, e outras coisas também...).


RockYou slideshow View Add Favorite

0 Comments:

Post a Comment

<< Home